quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A Dama de Preto Amapaense: Carol Pessoa



Ana Carolina Pessoa, artística e popularmente conhecida apenas como Carol Pessoa é uma cantora macapaense de 26 anos que vem contribuindo bastante para o cenário do rock amapaense. Formada em Comunicação Social – com habilitação em jornalismo, além de ser vocalista de uma das já bem respeitadas bandas de rock do Estado, Dama de Preto que faz uma mistura de Rock com clássicos do Pop, além de covers da banda paraense Madame Saatan, ela também é membro responsável pela equipe de comunicação do Movimento de Iniciativa Cultural Faça Você Mesmo Liberdade ao Rock.

Sua história no rock começou aos 18 anos quando recebeu o convite para cantar na banda feminina de New Metal, Charlotte, que levava covers da americana Kittie, projeto este que durou pouco mais de um ano. Logo menos, foi convidada para integrar a banda Stand By, na qual dividia o vocal com Wander Maia, mas que não foi tão duradouro, permanecendo apenas cinco meses na banda, logo sendo convidada por Antônio Carvalho para compor a segunda formação da banda N.D.A rock, que chegou a tocar na primeira edição do Grito Rock no Amapá em 2006 e na tradicional Expofeira, mas sua permanência na banda também foi passageira.


Ficando exatamente cinco anos sem fazer parte de nenhuma banda, mas já planejando um projeto próprio, que tivesse sua cara, em 2011 surgiu a partir de uma conversa com o guitarrista Orielson Pantoja a ideia de formar a Dama de Preto que inicialmente tinha sua formação completada por Alan Barcelar no Baixo, Magrão Sousa na Bateria e Felipe Serra como guitarra de apoio. A banda que sofre grande influência do rock regional da banda Madame Saatan que também tem como vocalista uma mulher, geralmente anima seus shows com versões de sucessos como Respira, Até o Fim, Devorados entre outras da banda paraense, além de mandar sucessos como Sweet Dreams (Marilyn Manson) e versões em rock de sucessos pops que variam de Lady Gaga a Roxette.

Atualmente a banda é formada pela “frontwoman” Carol Pessoa, Orielson Pantoja - guitarra, Alan Barcelar – Baixo, Alan Marques – Guitarra e Paulo Carvalho – Bateria, e já trabalha em seus projetos para o ano de 2013, que incluem a composição de suas músicas autorais.

Carol Pessoa sem dúvidas pode ser colocada no Hall das pessoas que mais contribuem para o cenário do rock amapaense, pois além do sucesso que já faz a frente da sua banda, ainda contribui na realização da principal vitrine musical do Estado, o Liberdade ao Rock.