quarta-feira, 27 de março de 2013

Animes no Amapá: Como Tudo Começou – Parte 2


Em 2010 por alguns desentendimentos, na equipe, não ouve edição do evento Amapanime. Então sem a presença de eventos como o Amapanime (que já era dado como morto) e a Edição do Anime Ao Extremo (que ainda não tinha sido realizado) surgiu novas tentativas de eventos, uma no começo do ano de 2010 denominado KITANIME, muitos viram este como um insulto a eventos do gênero aqui no estado, pois foi um evento que muito prometeu, mas não fez nem se quer 10% do que tinha sido dito. Até que começaram os preparativos para o Anime ao Extremo, que até então era o mais esperado (afinal não haviam tido eventos de qualidade no ano de 2010) e muito se especulava, pois sempre nos eventos do Anime Ao Extremo haviam grandes atrações e no deste ano o evento levaria um que de "nostalgia", relembrando o inicio da década de 90 trazendo series clássicas, jogos de videogame da época, e é claro, Cosplayers ambientados em séries memoráveis como: Caverna do Dragão, Carmen San Diego, entre outros, e como grande atração para este evento uma dupla ícone na cultura pop nacional e de grande fama na internet os irmãos Rodrigo e Ricardo Piologo (Produtores e coordenadores principais do canal Mundo Canibal) o que alegrou muito aos fãs, a afinal, no mínimo algum vídeo do mundo canibal alguém já viu (nem que fosse Havaiana de Pau em formato 3gp, passado de um celular para o outro). Um evento de sucesso, mas não agradou a todos, pois esta edição, batizada de Anime Ao Extremo Retrô, não aconteceu no Teatro das Bacabeiras, aconteceu na Sede Dos Escoteiros do Trem. 


Depois do apaziguamento entre fundadores e equipe atual, ainda em 2010, o nome Amapanime poderia ser utilizado novamente. E foi realizado o Amapanime K.O Ippon, uma volta por cima, teve um número recorde de pessoas prestigiando o evento, premiação em dinheiro aos participantes dos concursos cosplayers, teve seletivas tanto para a Cruzada Cosplay Brasil quanto para o Yamato Cosplay World, e a divulgação de que no ano à seguir vagas de circuitos nacionais Cosplayers finalmente estariam em posse da mão do grupo Amapanime (o que já incentivou os cosplayers ainda mais). 


Em 2011 surgiu mais um evento aqui no estado, o Anima UNIFAP, o Pró-Estudante Cultura da UNIFAP em parceria com a própria universidade se lançava no ideal de criar um evento voltado a cena da interação com a cultura pop japonesa, então eles entraram em contato com atrações cosplayers de outros estados e fecharam uma parceria com os cosplayers de Belém Jorge Duarte (Youruh) e Morgana Farat (Morgan). Este teve dois dias de programação, sendo o segundo bem recebido pelo publico com um workshop de produção ofertado pela dupla de cosplay visitante, foi um evento simples, mas, de grande valia para a cena. E em junho dava inicio ao projeto divisor de águas, que iria atrelar o grupo Amapanime a diversas manifestações da cultura alternativa dentro do estado, esse foi o objetivo do Amapanime 2011 "Bravo novo mundo". Lançava-se assim a nova forma de fazer eventos por parte do grupo Amapanime, misturando esportes radicais, música alternativa independente, oficinas multiculturais, cinema, teatro, games, RPG enfim uma infinidade de coisas, que levou aproximadamente 3500 pessoas a prestigiarem o trabalho do grupo nos dois dias de evento.

 
Doze bandas foram escolhidas a dedo pela comissão coordenadora do Coletivo Palafita, e eles fizeram uma coisa inédita nos eventos de cultura pop japonesa, mesclaram músicas autorais das bandas independentes da cena underground do estado (o que normalmente a maioria do público costumava a ver só nas "rockadas" e festivais independentes). Ainda teve uma projeção de vídeos em uma tela externa no gramado, o que atraiu diversas pessoas para ambos os palcos: o externo com as bandas e o interno no salão de eventos para prestigiarem o concurso cosplay, que agora valia vaga para concorrer entre os melhores do país na seletiva 2011/2012 do CCB. Na edição de dezembro durante o Amapanime K.O Unlimited, foi reconectado novamente as parcerias adquiridas no Amapanime 2011que foram utilizadas, e agregando novos parceiros como o Movimento Liberdade ao Rock (que trabalhavam de forma parecida com a do Coletivo Palafita) e mais alguns estúdios de tatuagem. Este ano foi especial, pois foi à confirmação do Amapanime em mais uma seletiva de concursos cosplay de escala nacional, desta vez eram portadores e representantes de um dos maiores e mais conceituados concursos, o YCW (Yamato Cosplay World), concurso cosplay – duplas promovido pela própria Yamato Produções, uma conquista de todos cosplayers do estado.


Em janeiro de 2012 a Anime Club oficializou está fechando as portas e dando fim aos eventos do Anime ao Extremo, uma perda irreparável, o ano de 2010 teve a edição do Anime Ao Extremo Retrô, que tinha sido um sucesso por conta do mundo canibal e da sua temática, mas em 2011 não ouve manifestação por parte deles a fazer eventos. Neste mesmo ano surgiu um outro evento feito com competência e dinamismo, o Anime Connect, aconteceu na Escola Técnica Graziela, tendo dois dias de programação e ofertando a oportunidade do cosplay, vencedor do concurso, desfrutar de um dia pra prestigiar um dos maiores eventos em questões da cultura pop japonesa no país (o Anime Friends). O que foi arrecadado na bilheteria foi convertido em fraldas descartáveis para os idosos do Abrigo São José. Enquanto isso o Amapanime criou o Amapanime GAMESTATION, que era o evento voltado para o mundo dos videogames, aconteceu no Movimento Familiar Cristão. Um pouco depois já estavam planejando o evento "Todos Somos Um", um evento maravilhoso que ia promover várias oficinas, mas por conta da nova politica de uma recém formada diretoria do SESC o trabalho de meses foi esbarrado em questões burocráticas no dia antecedente ao do final de semana do evento. Enfim,  o Amapanime continuou com seus projetos, e no começo de junho nascia o Amapanime Vacation, com uma programação voltada ao verão, diversão, sol, praia, e o que relembrasse férias, a ASSEMP (Associação dos Servidores do Ministério Público) abraçou a causa, e o vencedor da vaga do CCB já estaria de malas prontas a disputar a final no Rio de Janeiro, em agosto. E em novembro, aproveitando o clima Halloween e a moda zumbi em alta, o grupo cria o evento Amapanime FreakShow: "The Horror Festival" em parceria com a casa de Shows Biroska, que serviria como sede para mais um projeto, indicado para maiores de 14 anos, bandas do estilo heavy metal completaram o clima da noite que teve novamente a pratica cosplay adaptada justamente a personagens das mídias de terror e horror, vilões das histórias em quadrinhos e até super heróis com poderes das trevas. E em dezembro originou o Amapanime K.O Revolutions, um palco todo especial montado para apresentações das bandas e das duas seletivas cosplays promovidas pelo Amapanime em parceria com a Yamato produções.


E neste ano o Amapanime possivelmente retornará a sua casa inicial para trazer o Amapanime 2013 "Novos Começos”, assim todos esperamos, esta que é sem dúvida uma das maiores manifestações culturais jovens do norte do país atualmente, pois Amapanime é um evento de anime e cultura pop japonesa e que hoje em dia aborda e trabalha de maneira como um todo dentro da cultura alternativa, trabalhando diversas áreas como: música, teatro, literatura, educação social, entre outras vertentes. 


E nesse ano de 2013 temos vários eventos de animação japonesa:

• Em julho para brindar as férias tem o Amapanime Vacation, um dia pra relaxar e aproveitar um dos melhores meses do ano.
• Em outubro rola Amapanime FreakShow, e é voltado para o gênero terror, horror, gore, thrash.

• Ouvir falar que uma nova edição do Anime Connect estaria sendo preparada assim como uma nova do Anima Unifap também.

• E ainda fiquei sabendo sobre um novo evento chamado AnimaTEC que estaria por vir.

• E dia 7 de abril tem uma continuação de um evento criado ano passado (Amapanime GameStation) com a continuação deste ano chamada Amapanime GameStation
Odyssey, e pelo que o próprio nome sugere vai ser um evento voltado ao mundo dos games tecnologia e cultura Geek.

Fiquem ligados que a 3° parte vai está falando do Amapanime GameStation 2013.




Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir