segunda-feira, 4 de março de 2013

Moda&Estilo - Um contraste estiloso: PUNK & MODA

Em meados de 1970 surgia um dos mais importantes movimentos do século: O MOVIMENTO PUNK. Representando mais uma manifestação juvenil semelhante aos da década de 50 e 60: o objetivo do movimento era a afirmação de um estilo, sem envolver com questões éticas, políticas ou sociais. 



O estilo musical Punk rock surgiu nos Estados Unidos com a banda THE RAMONES, que se baseou no rock n’ roll, com músicas simples e curtas, no máximo com três ou quatro acordes. Na Inglaterra, o espírito renovador do Punk rock juntou-se a uma situação de tédio cultural e decadência social, provocando o surgimento do Punk propriamente dito, com estilo visual grosseiro, humor ácido, sarcasmo, agressividade e pessimismo. Movimento contra a guerra no Vietnã, o Punk era contra a lei, e por isso surgiu o manifesto em forma de música, moda e comportamento


Sua música tange a assuntos sobre as condições enfrentados pelos seus adeptos, críticas a educação, política desemprego, falta de perspectiva daí vem toda a agressividade do Punk e algumas de suas características idéias anarquistas, niilistas e revolucionárias. Revolta feita de revolução, agressividade, agilidade, guitarra, baixo, bateria e três acordes.

Como são comuns aos movimentos urbanos, os Punks usavam as ruas, o espaço público como palco para se afirmarem enquanto grupo. De maneira criativa e original criavam uma colagem inusitada de referências visuais, aproveitando aquilo que tinham à mão, na lógica do ― DO IT YOURSELF (faça você mesmo).


A moda Punk pretendeu demarcar-se da moda vigente na década de 70, utilizando elementos chocantes e ofensivos que iam contra os valores defendidos pela sociedade da época, contudo existem alguns subgêneros do Punk que apresentam uma aparência menos exuberante ou contestadora, como é o caso do estilo tradicional hardcore (que surgiu a partir de uma ramificação anticomercial do Punk).

Enquanto a música teve uma grande força na década de 1980, a estética Punk continua forte, influenciando a indumentária em quase todos os seus itens, como por exemplo, nas bolsas, que nos últimos três anos têm correntes e metais como principal elemento de seu estilo.

A primeira estilista a vestir uma banda Punk foi VIVIENNE WESTWOOD, casada na década de 70 com o produtor dos SEX PISTOLS (Malcolm McLaren), e pode-se dizer que foi esse o marco da enorme relação entre o Punk e a moda. A partir desse momento as roupas passaram a chegar tão longe quanto a ideologia rebelde do Punk, que desde o seu início em meados da década de 70 pregou a respeito de idéias anarquistas e sobre a liberdade de se acreditar ou não em uma força superior. Depois disso, a partir dos anos 80, vários estilistas passaram a usar esses elementos em suas criações, como Jean-PaulGaultier, Rei Kawakubo, Ann Demeulemeester, John Galliano, entre outros.

Vivienne e Malcolm McLaren/ Vivienne Westwood/ Loja SEX

A moda resgata a energia e a rebeldia dos Punks, trazendo-a a tona em meio de tanta efervescência cultural, algumas vezes torna isso banal também.  Os Punks transformaram a estética construindo uma visualidade que marcou para sempre a moda e o vestuário. A figura do Punk, que um dia foi o símbolo de agressão e desconforto, tornou-se o cartão-postal de Londres, tornando-se referencia da Inglaterra.



A prova dessa gigantesca influencia evidencia-se nos elementos que um dia causaram repugnância e medo são comumente incorporados às imagens de beleza e de pertencimento: camisetas de banda rasgadas e puídas, calças jeans ―detonadas e lixadas e mesmo o piercing, que os Punks traziam em seu visual de maneira grosseira, hoje estão bastante desenvolvidos em modelos e técnicas de aplicação.

Outra grande característica punk é o cabelo moicano, que consiste num corte de cabelo de origem indígena que era usado pelos povos moicanos. Os índios moicanos preferiam morrer a deixar serem controlados pelos homens brancos que chegaram a seus territórios; por isso, os punks usam este tipo de corte para simbolizar a sua luta contra o sistema de governo que quer impor todo tipo de controle à liberdade do povo, com o lema: "É preferível morrer a viver como um fantoche”.

Apesar de ter vários tipos de moicano existem alguns que são mais conhecidos. O moicano Spikes é um deles, esse moicano é aquele mais espetado que lembra 'espinhos'. Também tem o moicano Leque que é aquele mais 'perfeitinho' que lembra uma 'crista'. E também o chelsea hawk que são os longos.  O verdadeiro moicano é aquele raspado nas laterais (Moicano Leque).

As mulheres também podem usam moicano, que com toda certeza tá um Up no visu.



O corte moicano foi adotado pelos punks entre o fim da década de 1970 e o início da década de 1980, influenciados por bandas punks como THE EXPLOITED e PLASMATICS, cujos líderes foram precursores do corte de cabelo no movimento britânico e americano, respectivamente.

O moicano no movimento punk tem o significado de anti-opressão, ou seja, não é só um corte de cabelo ou visual, ser punk é um estilo de vida.

"PUNK’S NOT DEAD!" (Punk não está morto!) e a prova disto está em sua grande influência na história, na moda, e principalmente, na música. Além de ser a essência da moda underground, o Punk não é só estilo, mas acima de tudo, é MOVIMENTO!








Nenhum comentário:

Postar um comentário