segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Espetáculo Bullying retrata o dia a dia do aluno em escolas da capital

Projeto é uma iniciativa da Cia Atores de Mar’ do Rio de Janeiro

Foto: Juciley Ferreira/aGazeta

O projeto Eu digo não ao Bullying traz à Macapá uma importante contribuição no sentido de cada vez mais retirar esse traço cultural sedimentado na sociedade, em um momento importante da vida de crianças e adolescentes, a formação escolar. 

A iniciativa da Cia Atores de Mar’ do Rio de Janeiro, tratasse do espetáculo teatral Bullying que visa retratar o dia a dia do aluno em sala de aula, mostrando o problema e dando uma das possíveis soluções.

O projeto tem como público alvo alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além de professores e coordenadores da instituição, tal como os pais dessas crianças e adolescentes.

O espetáculo vem trabalhar a autoestima; conscientizar sobre a gravidade do Bullying; aprender a conviver com as diferenças e respeitá-las; aprimorar sua conduta, colocando-se no lugar do outro na situação de conflito; reconhecer valores individuais em terceiros, fortalecendo assim laços de amizades; valorizar cada segundo da vida, como se fosse o último.
A amapaense Adriana Raquel faz parte do projeto há 1 ano e meio, ela descobriu a companhia quando foi ao Rio de Janeiro fazer um curso. “Eu vi no site que eles necessitavam de uma atriz, me interessei no projeto e entrei em contato”, explica.

Foto: Divulgação

A atriz amapaense Adriana Raquel, ressalta que seu interesse pelo espetáculo foi colaborar com a prevenção e redução desse problema em sociedade. “Faço uma personagem que pratica o Bullying, através de situações em um ambiente escolar. No final de tudo, estimulamos a reflexão sobre o tema” diz a atriz. 

A Cia Atores de Mar’ decidiu vir a Macapá mesmo sem nenhum incentivo ou patrocínio, fazendo os próprios contatos com as escolas do estado para realizar o espetáculo. “O Mar’ Junior mesmo disse, vamos para Macapá, ele comprou as passagens e começou a fazer os contatos com as escolas aqui”, explica Adriana Raquel.
Em Macapá o projeto já passou pela escola Argos e ainda tem apresentações marcadas nas escolas Intergenius e Ucri. Além disso, a Cia realizará na capital o Workshop do Ator de 30 de setembro a 01 de outubro no Teatro das Bacabeiras das 18 horas às 22 horas. A agenda continua com apresentação do espetáculo no dia 2 de outubro, às 10h na Escola Intergênius, e dia 3 de outubro, as 10h e as 14h na Universidade da Criança (UCRI).
O espetáculo retrata histórias cotidianas de diversos personagens interpretados pelos atores Patrick Moraes, Junior Jeéfierri, Adriana Raquel e Renata Samek. São 4 cenas, intercaladas por dança e música e finalizadas por um debate com o roteirista e diretor Mar' Junior, autor do livro "BULLYING - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo."
Foto: Divulgação
BULLYING
Duração: 55 minutos
Classificação etária: livre
Textos: Mar´Junior 
Elenco: Patrick Moraes, Junior Beéfierri, Adriana Raquel e Renata Samek
Direção: Patrick Moraes e Mar´Junior
Preparação de atores: Mar´Junior
Coreografia: Priscilla Moraes
Produção musical: Samuel de Souza
Letras e músicas: Mar´Junior, Patrick Moraes, Junior Beéfierri e Samuel de Souza
Produção: Cia Atores de Mar'

Gabriel Dias/Jornal aGazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário